24 setembro 2013

Resenha: A Sangue Frio

Livro: A Sangue Frio
Autor: Truman Capote
Páginas: 440
Editora: Companhia das Letras
Nota: 5/5

Sinopse: Um homem religioso, uma mãe depressiva, um adolescente, uma garota dona de casa, um cachorro amedrontado e dois ladrões frustrados. Esses e outros personagens são os ingredientes chave para o romance jornalístico A sangue frio, de Truman Capote. O livro é uma reportagem investigativa sobre o assassinato de quatro membros da família Clutter, o casal e seus dois filhos caçulas, ocorrido em 1959 na cidade de Holcomb, no Kansas, Estados Unidos.


Demorei muito tempo para consegui começar a escrever essa resenha. Sempre me vinha à mente... Como falar de Truman Capote? Pior, como falar da obra cujo próprio autor a intitulou como uma obra prima, marco no “romance não-ficcional”?  Oh céus, como escrever? Enfim, melhor tentar desenvolver um texto, não é?

Esse romance “não-ficcional” se constrói a partir de uma investigação feita por Truman Capote sobre uma família que foi assassinada em uma cidade pequenas do Kansas. Por meio de documentos, jornais, e, acredito ser uma das fontes principais do autor, entrevistas orais, Truman tenta desvendar o mistério em torno do caso. Quem seriam os assassinos? Moradores próximos? Forasteiros? Qual o motivo de tal crime? Dinheiro? Afinal de contas a família era rica. Mas, então porque não levaram nada de valor, só deixaram os corpos amarrados, um em cada canto da casa, todos com um tiro na cabeça? Seu objetivo era responder todas essas questões.

A família Clutter era rica, religiosa e muita amada na cidade. Porém em uma noite de sábado, a casa é invadida por dois homens. O proposito da invasão vai sendo revelado ao longo do livro, por isso não convém falar nesse momento; mas, em meio a entrevistas realizadas por Capote aos suspeitos do crime, vamos conhecendo mais esses personagens. A infância, a adolescência, a vida adulta, como se conheceram. Todos são aspectos que o autor, mediante pesquisa, consegue passar para o leitor.

O interessante do livro acima de tudo é o perfil psicológico que o autor traça de Perry e Dick, que possuem uma amizade no mínimo interessante. Ao acompanhar a narrativa de Capote, tecendo a personalidade desses sujeitos, ficamos ao mesmo tempos fascinados e amedrontados só de imaginar do que a mente humana é capaz. É lindo a discrição dos personagens, eles se tornam absurdamente reais, complexos, não me referindo apenas aos suspeitos do assassinado, mas também aos outros membros da sociedade que nos é apresentada. Mas como o foco do autor são Perry e Dick, acredito que ele acaba tropeçando em suas próprias ambições.

A meu ver, principalmente em questão ao personagem Perry, até por ter tido uma maior proximidade como autor por meio das entrevistas, acaba sendo romantizado a ponto de se tornar praticamente o personagens principal do livro. Como lidar com uma obra que pretende ser de não-ficção se o autor acaba se apegando tanto a um personagens real, que acaba colocando suas impressões nele, abusando de sua subjetividade, apresentando Perry como um personagem fantástico por acha-lo fantástico?

Tentando analisar a metodologia do autor... Ao fazer entrevistas, Capote não levava gravador nesses momentos, ele conversava com o entrevistado e dizia que assim conseguia decorar cada palavra – se formos falar de porcentagens, seria uma capacidade de gravação que rondaria os 90% -, então, usando sua memoria, ele passava a entrevista para o papel. Modo um tanto curioso de lidar com história oral, tanto que foi o aspecto metodológico que mais me chamou a atenção. Você julga que essa metodologia é suficientemente cientifica para classificar o livro como uma obra não-ficcional? É possível garantir algo? Ah, ciências humanas, suas danadinhas.

Além da história desenvolvida, que sim, é muito bem escrita e desenvolvida, acredito que questões do tipo também devam ser pensadas. Por que não ser pensada se esse era o objetivo principal do autor?

Desculpe Capote, minha resenha não faz jus ao livro; mas caro leitor, mesmo não fazendo jus, peço que se deliciem na leitura, e não estranhem ficarem fascinados por esses personagens; o ser humano desperta essas confusões, mesmo que esses personagens tenham sangue, ainda que já frio, escorrendo dos dedos. 


Pabline

2 comentários:

  1. Nunca ouvi falar nesse livro e, me apaixonei pela sua resenha! Fiquei bem curiosa!
    Beijão
    http://thais-monte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. curtii vou usar pra um trabalho de mídia e cultura

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, o mais rápido possível estaremos retribuindo.

 

Template by BloggerCandy.com | Header Image by Freepik